[ad_1]
Você está sentindo dor abdominal, diarréia ou febre leve? Eles podem ser sinais de cólica estomacal. Conheça seus sintomas e tratamento.
Delhi está atualmente enfrentando um aumento notável nos casos de gripe estomacal, já que houve um aumento nas queixas de dores abdominais e cólicas nas últimas semanas. Este aumento é em grande parte atribuído à gastroenterite, que é uma doença viral que normalmente se apresenta com sintomas como náuseas, vómitos, diarreia e desidratação. A gastroenterite, muitas vezes referida como gripe estomacal, pode se espalhar facilmente, especialmente em áreas densamente povoadas como Delhi. A intervenção médica atempada é crucial para mitigar os seus efeitos, uma vez que os casos não tratados podem exacerbar a desidratação e levar a complicações mais graves, especialmente entre populações vulneráveis, como os idosos e as crianças pequenas. Continue lendo para aprender seus sintomas, causas e como lidar com isso.
A Health Shots entrou em contato com o médico de medicina interna, Dr. Vikram Jeet Singh, para saber tudo sobre cólica estomacal ou gastroenterite viral.
O que é cólica estomacal?
A gripe estomacal ou gastroenterite viral é uma infecção intestinal causada por vírus como o norovírus ou rotavírus. Pode causar inflamação no estômago e intestinos. Aqueles que têm cólica estomacal podem apresentar diarreia aquosa e não sanguinolenta, cólicas, náuseas, vômitos e febre. Diarréia com sangue significa que a infecção é grave e precisa de atenção médica imediata. Ele se espalha através de alimentos contaminados, água e contato próximo com pessoas infectadas.
Por que há um aumento repentino nos casos de gastroenterite viral?
O Dr. Singh sugere que a densidade populacional significativa em Deli, juntamente com a falta de distanciamento social, contribui para a propagação da cólica estomacal. Um estudo de Acesso de publicação HHS destaca que o norovírus, uma das principais causas de surtos de gastroenterite infecciosa aguda em todo o mundo, é particularmente altamente contagioso em domicílios em áreas urbanas. O Dr. Singh também observa que práticas de higiene inadequadas e o consumo de comida de rua podem aumentar a probabilidade de contrair cólica estomacal e outros problemas digestivos.
A gripe estomacal é transmissível?
Sim, a gripe estomacal ou gastroenterite viral é altamente transmissível. Ele se espalha através do contato direto com uma pessoa infectada (por exemplo, compartilhando comida, água ou utensílios para comer), superfícies contaminadas ou consumindo alimentos ou água contaminados. O Dr. Singh explica: “Vírus como enterovírus, norovírus e rotavírus são altamente contagiosos e podem causar o problema. É por isso que há um aumento nos casos de cólica estomacal.”
Leia também
Os indivíduos infectados devem evitar preparar alimentos para outras pessoas e os contactos próximos devem estar vigilantes para evitar futuras transmissões.
Quais são os sintomas da cólica estomacal?
Ela se manifesta com uma série de sintomas que afetam principalmente o trato gastrointestinal. “Normalmente, os indivíduos apresentam náuseas, vômitos, diarréia e dores ou cólicas abdominais. Esses sintomas geralmente afetam você de repente e podem ser acompanhados por febre leve, dores de cabeça, dores musculares e fadiga”, diz o Dr. Singh.
A gravidade e a duração dos sintomas variam dependendo do vírus específico que causa a infecção e da saúde geral do indivíduo. A desidratação é uma preocupação comum devido à perda de líquidos por vômito e diarréia. “Em casos mais graves, os sintomas podem persistir por vários dias, causando desconforto e fraqueza significativos”, acrescenta o Dr. Singh. Se os sintomas persistirem e se agravarem, procure atendimento médico.
Quem corre mais risco?
Embora a cólica estomacal possa afetar qualquer pessoa, independentemente da idade ou do estado de saúde, certos grupos correm maior risco de sintomas e complicações graves. Segundo o Dr. Singh, as crianças pequenas, especialmente as menores de cinco anos, têm baixa imunidade, o que as torna mais suscetíveis a esses problemas. Da mesma forma, os adultos mais velhos, cujo sistema imunológico pode enfraquecer com a idade, também estão em risco.”
Na verdade, as pessoas com sistemas imunitários enfraquecidos devido a doenças crónicas como diabetes, distúrbios de imunodeficiência ou submetidos a quimioterapia são particularmente vulneráveis. Além disso, a falta de higiene e o consumo de alimentos e água contaminados também podem aumentar o risco de contrair cólica estomacal.
Selecione os tópicos de seu interesse e deixe-nos personalizar seu feed.
PERSONALIZE AGORA
Como prevenir a cólica estomacal?
O foco do tratamento é controlar os sintomas e prevenir a desidratação. Aqui estão 7 dicas que você deve seguir para reduzir o risco de cólica estomacal:
- Para evitar a desidratação, beba líquidos claros como água, soluções eletrolíticas ou refrigerante de gengibre. Goles pequenos e frequentes podem ajudar a prevenir o vômito.
- Evite laticínios, cafeína e álcool.
- Consuma alimentos como banana, arroz, purê de maçã e torradas (dieta BRAT) porque esses alimentos são suaves para o estômago e fornecem os nutrientes necessários.
- Pratique uma boa higiene lavando as mãos com frequência para evitar a propagação do vírus.
- Medicamentos de venda livre, como antidiarréicos ou antináuseas, podem aliviar os sintomas, mas devem ser usados com cautela, especialmente em crianças ou adultos mais velhos (sempre siga orientação médica).
- O descanso é crucial para ajudar o corpo a se recuperar.
- Evite contato próximo com pessoas infectadas com cólica estomacal.
Se os sintomas persistirem ou piorarem, procure atendimento médico, principalmente se houver desidratação grave, vômitos persistentes, febre alta ou sangue nas fezes!
[ad_2]
Source link