[ad_1]
A cirurgia cerebral do líder espiritual Sadhguru despertou preocupação sobre a condição em que pode ocorrer hemorragia interna dentro do cérebro, conhecida como hemorragia cerebral. Continue lendo para aprender tudo sobre isso.
O líder espiritual Sadhguru Jaggi Vasudev, fundador da Fundação Isha, foi submetido a uma cirurgia cerebral de emergência para tratar de uma hemorragia interna no cérebro. De acordo com os médicos que trataram do influente guru, Sadhguru enfrentou uma situação de risco de vida. Ele havia ignorado dores de cabeça intensas e persistentes nas últimas quatro semanas, pois queria cumprir seus compromissos anteriores. Apesar do desconforto, ele continuou com suas atividades regulares até que a dor aumentou e a cirurgia se tornou inegociável.
Sadhguru sofreu sangramento e inchaço cerebral
As varreduras iniciais de ressonância magnética e tomografia computadorizada mostraram evidências de sangramento crônico de 3 a 4 semanas com um sangramento recente de 24 a 48 horas de duração, de acordo com o Dr. Vinit Suri, neurologista consultor sênior do Apollo Hospital. Após a cirurgia, a equipe de médicos percebeu a extensão do sangramento e do inchaço entre o cérebro e o osso do crânio do Sadhguru.
Após a cirurgia, Sadhguru está agora fazendo progressos constantes para retomar sua vida normal. Em um vídeo pós-cirúrgico compartilhado em sua conta do Instagram, Sadhguru comentou com humor: “Os neurocirurgiões do hospital Apollo cortaram meu crânio e tentaram encontrar algo. Mas não encontraram nada…totalmente vazio. Eles desistiram e consertaram. Aqui estou eu em Delhi, com o crânio remendado, mas sem danos.”
Confira o vídeo aqui:
O que causa sangramento cerebral?
Uma das causas mais comuns de sangramento cerebral é a hemorragia cerebral (também chamada de hemorragia intracraniana). É um tipo de acidente vascular cerebral que ocorre quando um vaso sanguíneo no cérebro se rompe e sangra dentro e ao redor do cérebro. O sangramento pode ocorrer entre o tecido cerebral e o crânio ou dentro do próprio tecido cerebral. É fatal e requer cuidados de emergência porque causa pressão no cérebro, o que impede até mesmo que o oxigênio chegue aos tecidos e células do cérebro.
Leia também: Um neurologista renomado revela 8 problemas de saúde que parecem inofensivos, mas podem desencadear acidente vascular cerebral
Quais são os sintomas da hemorragia cerebral?
Os sintomas de uma hemorragia cerebral podem variar dependendo da localização e da gravidade do sangramento. Os sinais comuns incluem:
Selecione os tópicos de seu interesse e deixe-nos personalizar seu feed.
PERSONALIZE AGORA
- Dor de cabeça repentina e intensa
- Náusea ou vômito
- Fraqueza
- Tontura
- Dormência no rosto, braço ou perna (geralmente em um lado do corpo)
- Dificuldade em falar
- Mudanças na visão
- Confusão
- Perda de consciência
- Convulsões
Se alguém apresentar esses sintomas, é crucial procurar atendimento médico imediato, pois uma hemorragia cerebral pode ser fatal e requer tratamento imediato para controlar os danos e melhorar os resultados.
O que causa hemorragia cerebral?
Uma hemorragia cerebral pode resultar de vários fatores, incluindo:
- Pressão alta
- Traumatismo cranioencefálico (devido a um acidente de carro, quedas, lesões esportivas ou acidentes de bicicleta)
- Anormalidades dos vasos sanguíneos, como aneurismas cerebrais ou malformações arteriovenosas
- Certas condições médicas, como doença hepática
- Distúrbios de coagulação sanguínea
- Uso prolongado de medicamentos para afinar o sangue ou abuso de drogas ilícitas
- Idade e genética
- Tumor cerebral
Além disso, fatores de estilo de vida, como tabagismo, consumo excessivo de álcool e obesidade, podem aumentar ainda mais o risco.
Complicações da hemorragia
Se não for tratada a tempo, uma hemorragia cerebral pode atingir níveis graves, resultando potencialmente em danos cerebrais permanentes ou até mesmo em morte. A falta de oxigênio e nutrientes no cérebro pode destruir as células cerebrais, impedindo-as de se comunicarem com outras partes do corpo. Isso pode afetar o funcionamento do seu corpo e você pode experimentar:
- Déficits neurológicos como paralisia, comprometimento da fala ou disfunção cognitiva
- Perda de memória
- Perda de visão
- Declínio cognitivo
- Dormência ou fraqueza em partes do corpo
- Falta de equilíbrio emocional
- Mudança de personalidade
- Dificuldade em engolir, falar e comunicar
Diagnóstico de hemorragia cerebral
O diagnóstico de hemorragia cerebral normalmente envolve uma combinação de avaliação do histórico médico e exame neurológico. Caso seu médico suspeite que um sangramento cerebral seja a causa dos sintomas, ele sugerirá exames de imagem, como tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (MRI) e angiografia por ressonância magnética (ARM). Esses testes de imagem ajudam a localizar e determinar a extensão do sangramento no cérebro.
Leia também: Respirar ar poluído pode causar danos neurológicos, alerta estudo
Tratamento de hemorragia cerebral
O tratamento para sangramento cerebral varia de acordo com a localização e gravidade do sangramento. Após alguns exames, seu médico se concentrará em estancar o sangramento e controlar a causa. Isso pode incluir:
- Medicamentos para reduzir o inchaço e prevenir mais sangramentos.
- Cirurgia para remover coágulos sanguíneos ou reparar vasos sanguíneos danificados.
Algumas hemorragias cerebrais não requerem cirurgia. Portanto, a decisão depende de fatores como tamanho, causa e localização do sangramento, bem como de considerações sobre sua saúde geral.
[ad_2]
Source link